30 abril 2015

Análise - Entenda o novo MV de Loser


Loser fala sobre 5 tipo de perdedores. Aquele perdedor que é sozinho, o que é pecaminoso, o qual não tem o amor correspondido, o que não pode confiar e o fraco que não pode lutar. No vídeo musical do grupo eles interpretaram assim o sofrimento de cada um deles sobre como é ser um "perdedor".
A música tem um refrão bem forte que diz:

"Apenas sou um perdedor
Um solitário
Um covarde cheio de feridas
Sendo só mais um lixo
No espelho
Sou um... "



O perdedor que é solitário

G-Dragon interpreta um homem solitário. Ao sair do carro de luxo, podemos ver um homem ao lado com umas caixas na mão. Mostrando assim que G-Dragon é uma pessoa muito famosa e consequentemente um homem com muito poder aquisitivo (dinheiro), que sempre tem pessoas ao seu redor para servi-lo. 



  No entanto, logo em seguida ele entra "sozinho" no elevador, demonstrando em seu rosto seu descontentamento. As palavras "Truth + Dare" mostra que para ele é um desafio se mostrar confiante diante das pessoa. E até mesmo as palavras tatuadas em seu corpo servem para lembra-lo do tipo de pessoa que ele deve ser.



Mas, infelizmente não é isso que acontece. Logo em seguida vemos ele sozinho em seu apartamento "escuro", destruindo tudo aquilo que traga a "luz". Ele deixa a TV ligada para que ele ouça o barulho das pessoas falando. Espera ansiosamente por uma ligação, mensagem de texto ou qualquer pessoa que o procure.


Sozinho ele passeia pelas ruas cheias de pessoas, e percebe o quanto a solidão o faz ser um perdedor.
Na musica ele fala sobre um "amor" que ele não pode viver, e o quanto o mundo foi duro com ele. E assim ele está sempre voltando para casa sozinho, como quando era uma criança.


G-Dragon encara o espelho, e não vê nada além de sua própria imagem, e tenta fugir disso. No fim vemos ele caindo sozinho nas ruas, o que sugeri que ele já não pode mais suportar o fato de estar sempre sozinho.



Moral: O Vídeo não mostrou nada além dos sentimentos de cada membro sobre o qual seria sua parte "perdedora". Um pouco antes, G-Dragon disse em uma entrevista que se sentiu deprimido por um tempo. E talvez, ele tentou passar em Loser os seus próprios sentimentos. Um homem rico, famoso, influente, cheio de pessoas em sua volta, mas  que no fim do dia, está sempre sozinho. Ele não tem a liberdade de "amar" alguém como todas as pessoas.

Quando ele diz "não posso escutar canções de amor", ele demonstra o quanto talvez ele esteja decepcionado por não ter alguém ao seu lado. Assim, apesar de todo seu estilo de vida confiante e atrevido que ele passa para as pessoas, ele se sente completamente sozinho.


O perdedor que é pecador

Taeyang é um perdedor por ser um pecador. As palavras que ele escreve na cruz e no chão significam "O pecado vai te achar", por algum motivo Taeyang sente que está tomando o  "caminho errado" várias vezes.

Ele diz que tem olhado mais para o chão, do que para o céu. Ao que parece ele sente que suas ambições tem o afastado cada vez mais de sua fé.



"É até difícil respirar
Levanto minhas mãos
Mas você mesmo não as quer pegar"


E nas imagens a seguir no MV, vemos ele no topo de um prédio mais próximo do céu. E o fato dele se deitar mediante a cruz desenhada no chão, quer dizer que ele se sente um pecador que sacrificou sua fé.


Moral: Taeyang mesmo quando começou sua carreira no grupo manteve sua fé e crença muito ativas em sua vida. Ele até muitas vezes mencionava sobre sua religião, fé e incentivava seus amigos a buscarem mais a Deus. Com o passar do tempo, o seu trabalho, ambição pela fama, dinheiro o afastou daquilo que era para ser mais precioso em sua vida, sua relação com Deus. Para uma pessoa que sempre foi forte espiritualmente, é considerado um pecado ser engodado pelos desejos da carne e se afastar cada vez mais do que é certo.  Por reconhecer essa falta, ele sente que ainda vai ser castigado pelos pecados que cometeu. E por isso a frase "O pecado vai te achar". Os desejos da carne vão te consumir e quando você perceber, já sacrificou sua fé por eles.  E ele se sente arrependido, ou até acha que recuperar toda sua antiga vida espiritual possa ser difícil.

(O uso do termo em espiritualidade: Quer dizer a pessoa que é ativa nas atividades espirituais. Ir a igreja, fazer suas orações, pregar a palavra, manter uma relação achegada com Deus)


 O perdedor que não tem o amor correspondido

Seungri interpreta o homem que ama uma mulher que não corresponde aos mesmos sentimentos que ele.  Ele está dentro de um estabelecimento e avista do outro lado da rua um casal. A mulher acompanhada por um homem é parecida com a pessoa que ele ama.

 

Ainda sim, sem poder acreditar no que ele está vendo, ele começa a segui-los do outro lado da rua e resolve ligar para a moça, que desliga seu telefone e o coloca de volta na bolsa ignorando sua ligação.



Seungri fica revoltado por saber que está sendo traído por ela. E em seguida tenta ligar novamente, mas é ignorado mais uma vez. E tamanho é seu desgosto que ele desconta toda sua frustração ao destruir os moveis de seu apartamento.




Mesmo que ele esteja triste e chateado, para ele é mais impossível viver sem o seu grande amor. As imagens mostram que ele tenta convence-la a ficar ao seu lado, e a mesma o rejeita o deixando para trás. Ele quer se agarrar no amor que sente por ela, mas a mesma não tem os mesmos sentimentos.


Moral: O último trabalho de Seungri foi feito após o termino de um namoro trágico. Ele chegou a amar demais uma mulher, mas por causa do seu trabalho, ele não tinha muito tempo para estar com ela. Ele se envolveu demais e quando menos esperava essa pessoa o enganou, mentiu e traiu.

Isso o deixou muito chateado a ponto de ter um forte trauma sobre o que é o amor. E logo em seguida lançou seu álbum solo Lets Talk about Love, onde ele conta sobre o fim de seu relacionamento, seus sentimentos, e tudo o que ele queria dizer para ela. Seungri também disse em uma de suas entrevistas,  que as mulheres hoje em dia não tem medo de machucar os sentimentos de seus companheiros. Pois a imagem de "Garota má" é a grande moda entre as mulheres.

Talvez seja a falta de sorte no amor o que Seungri encara como seu lado mais perdedor. Embora sua imagem de um homem viril e por muitas vezes "safado", ainda sim, ele é um romântico que ama demais e sempre acaba ferido. Como dizem "Aquele que ama mais, é sempre o mais fraco".


O perdedor que não pode confiar

TOP é aquele que não pode confiar nas pessoas. No começo ele aparece sentado ao lado de uma mulher, mas sem demonstrar nenhum interesse. A mulher que está "seminua" a acariciá-lo, não lhe provoca nenhuma inspiração.




Na música TOP diz:

"Meus repetidos erros com as mulheres. Eu adoro passar uma noite.
Sou responsável por qualquer falha em meu prazer egoísta
As vezes sinto que todo o mundo é corrupto"



Ele mostra que não consegue ter relações normais como a maioria das pessoas porque ele não confia nelas. O fato é claramente visto, pelo modo em que ele retira as mãos da mulher de seu corpo, e a ataca. Sempre desconfiado, ele se torna uma pessoa que está sempre se envolvendo com pessoas de forma superficial.


O fato dele "matar" a mulher como é o que parece ser simboliza as relações que ele já deixou de construir ou manter por apenas corta-las pela raiz. 
Depois de tudo, ele se sente sozinho e arrepende de seus atos



Moral: TOP é uma pessoa discreta e não gosta de ter sua vida pessoal exposta.

(Na verdade eu tenho uma mega TEORIA sobre o TOP e os sentimentos passados neste MV. Mas vocês podem ignorar por motivos de "Isso pode não ter nada a ver com a história". No entanto, segue abaixo)

TOP não conseguir ter muitas relações sejam elas românticas, pessoais, ou de amizades, pode ser devido ao seu histórico familiar. O fato dele não ter tido uma imagem masculina (seu pai) a quem "confiar".

Ele desde cedo teve de tomar responsabilidade por sua família e se tornar um homem em que sua mãe e irmã pudessem confiar. Apesar de muitas pessoas não entenderem, quando você confia muito em alguém que ama e essa pessoa destrói essa confiança que você deposita nela, isso pode trazer traumas pra sempre. Ainda mais quando esse alguém é uma pessoa tão importante como um pai. O abandono é uma marca profunda no coração de um filho. Ele sente que as únicas pessoas que ele pode confiar e se sentir confortável é do lado de sua família. Isso trouxe para ele a dificuldade de ter amizades e relações amorosas com outras pessoas. Quando uma pessoa cresce com um grande sentimento de desconfiança sobre o mundo, isso pode afetar todo e qualquer tipo de relação por toda a sua vida, e assim ele acaba somente se apegando a poucas pessoas e mantendo relações superficiais sem depositar confiança. O que faz dele uma pessoa discreta que não gosta de se expor.



O perdedor  fraco que não pode lutar

Daesung se sente um perdedor por se sentir fraco. No vídeo ele aparece voltando do mercado com uma sacola na mão e avistando um grupo de homens. Os mesmos que estão correndo atrás dele.


Pela imagem parece que Daesung começou a chamar a atenção dos mesmos, que por sua vez foram atrás dele "para acertar as contas". E ele acaba apanhando de muitos homens. Mas, a grande questão por trás de suas ações está no fato de que ele "faz de propósito".


Ao se olhar no espelho e tentar lutar ele quer mostrar que pode ser forte também. Mas ao tentar fazer isso, ele é machucado por diversas vezes.



Ao ver seu desespero em frente ao espelho, notamos que Daesung não suporta ser uma pessoa "fraca". Na música ele diz:

"Desde um certo ponto, eu não faço nada.
Pois eu tenho medo de olhar as pessoas.
Eu estou cansado de chorar.
Trato de sorrir, mas ninguém sequer se preocupa comigo"


Novamente ele volta a chamar a atenção dos homens, que batem nele enquanto ele tenta se manter "forte" a todo custo. Ele não quer perder!

Moral: Daesung quis passar os seus sentimentos como um perdedor por se sentir fraco diante das pessoas.  Ele quer deixar de chorar pelos erros do passado, e desde então ele vem tentando se redimir com ele mesmo. Mas ainda sim, ele não pode encarar as pessoas com confiança. As pessoas dizem que ele "não fez nada de errado" e que ele deve seguir adiante. Mas para ele, ninguém se importa de verdade.  Ele não pode mais encarar a vida com a mesma confiança de antes. Ele não consegue ser forte como antes, e se sente fraco por não conseguir encarar o mundo novamente.


Análise por Seungri Brasil

Não retirar sem os devidos créditos

Até a próxima! 

5 comentários:

Amanda Gregorio disse...

Ficou muito boa a análise, parabéns!

Nydia disse...

Me arrepiei com esse mv e musica
E parabéns pela a analise♥

Daiane disse...

Amei a análise apesar de ter ficado deprimida :(

Anônimo disse...

Obrigado pela análise!

Wang Laryy disse...

Queria tirar uma dúvida.
A garota que amarra o lenço no Daesung... Ela está representando o que? Ví que na análise não explicou especificamente sobre isso.
Talvez ela represente o tal "passado" dele?